Curso Internacional de Planeamento em Interpretação do Património
(em língua inglesa)

Planear a co-criação de experiências interpretativas

Uma oportunidade única para realizar esta formação em Portugal!

Orientado para participantes que pretendem contribuir para reinventar um centro de visitantes, montar uma exposição, planear a experiência do visitante num centro ou lugar, este curso oferece competências para trabalhar com uma estrutura interpretativa que conduz a significados mais profundos na experiência do visitante.

Planear para atingir o alvo

Esse curso oferece as soluções para quem necessita de usar formas novas e mais significativas de interagir com os visitantes ou de planear experiências para os visitantes nos seus locais de trabalho.

Interpretar para valorizar

A interpretação do património procura adicionar significados às experiências, quer estes sejam baseados em sentimentos ou em pensamentos.

Formação adaptada a todos os contextos

Pretende-se dotar os participantes de competências para contribuir efetivamente para a melhoria do planeamento interpretativo nas suas próprias entidades / áreas de trabalho.

Uma oportunidade em Portugal a não perder!

Estrutura da formação

Genericamente o curso desenvolve os seguintes conteúdos:
Porquê? – Propósito e elementos essenciais da interpretação do património e do planeamento em interpretação;
Quem? – Para quem estamos a planear e quem deveremos envolver;
O quê? – Definição do nosso fenómeno chave e dos temas de interpretação incontornáveis;
Como? – Desenvolvimento de propostas específicas para serviços de interpretação individuais.

A formadora

Esta formação será orientada por Valya Stergioti que desde 2017 é coordenadora da formação da Interpret Europe. Coordenou várias dezenas de formadores e esteve envolvida na criação e no desenvolvimento das edições anteriores desta formação. Realizou formações da Interpret Europe em diversos países europeus incluindo cursos em Planeamento, Escrita, Visitas Guiadas, Acolhimento, Formação de formadores e Visitas teatralizadas.

Quando e onde?

Antecipadamente, terá lugar um webinar introdutório que será agendado durante o mês de setembro/outubro de 2023. Será ainda necessário a realização de um pequeno conjunto de trabalhos introdutórios.

Duas referências importantes sobre esta formação

Sobre esta formação, poderá ter interesse em consultar duas referências:

 
 

 

 

Preço da Formação:

Valor de frequência da formação: 450,00 €

Incluído no preço:

  • Sessão online de introdução
  • Apoio e avaliação dos trabalhos de introdução à formação
  • Curso presencial de 6 dias em Pombal
  • Coffee-breaks
  • Viagens de estudo do curso presencial
  • Materiais do curso
  • Seguro

Não incluído no preço:

  • Inscrição na Interpret Europe (45€ para o primeiro ano)
  • Viagens até ao local da formação, alojamento, almoços e jantares. 


Para a certificação: 120,00€ (para quem desejar prosseguir para a certificação contabiliza-se adicionalmente cerca de 80 horas de trabalho individual), sendo que este custo abrange a necessária mentoria de apoio à realização dos trabalhos de acesso à certificação, com 3 sessões online e avaliações dos trabalhos realizados.

Quem não optar pela certificação recebe um certificado de participação.

 

 
 

 

 

Ainda com alguma hesitação?

Três motivos para participar:

01

Formação prática

Sessões de formação com base em experiências práticas, num ambiente internacional e muito agradável.

02

Adaptabilidade

Proporciona um enquadramento prático para desenvolver e aplicar um plano interpretativo adaptado ao próprio contexto de trabalho.

03

Partilha de Experiências

Uma oportunidade única de partilha de conhecimento com profissionais do património de Portugal e de outros países da Europa.

Mais informação

Conteúdos da formação
  • O que é o património e o que significa interpretá-lo?
  • Considerar valores, enquadramentos, significados e conceitos universais
  • Trabalhar o património com a população e com os agentes locais
  • Analisar os visitantes e como promover a sua participação activa
  • Considerar a situação da gestão do local ou estrutura
  • Avaliação dos serviços interpretativos existentes
  • Opções para novos serviços de interpretação pessoal e não pessoal
  • Criação de novos serviços, incluindo aspectos de acessibilidade/sustentabilidade
  • Perspectivas e limitações do planeamento interpretativo
  • Visitas a diferentes locais com estruturas interpretativas
  • Trabalhos em equipa de propostas de planeamento interpretativo (apresentação no último dia)
 
 

 

 

Objetivos da formação

Esta formação visa fornecer aos participantes competências no planeamento da interpretação do património e como fazer um uso mais eficaz dos locais patrimoniais. Mais especificamente, o curso pretende:

  • fornecer uma compreensão geral da disciplina de interpretação do património, incluindo os seus princípios, prática e processo de planeamento;
  • promover um entendimento de como a interpretação do património pode ajudar a comunicar diferentes camadas de valor associado com o património de cada local.
  • mostrar como encorajar as pessoas a refletir sobre conceitos universais e valores de uma forma que permita transmitir as informações do património em experiência significativas para os destinatários;
  • demonstrar como o planeamento da interpretação do património pode desempenhar um papel chave para sítios patrimoniais como apoio a sistemas / planos globais de gestão desses sítios;
  • dotar os participantes para contribuir efetivamente para a melhoria do planeamento interpretativo nos seus próprios sítios / áreas;
  • servir como um fórum para os participantes compartilharem suas experiências, aprenderem dos outros e reforçar a rede e cooperação a nível regional, nacional e internacional.
 
 

 

 

Perfil esperado dos participantes

O curso é principalmente dirigido a profissionais que já são envolvidos em atividades de planeamento e que desejam aumentar as suas competências no âmbito da interpretação do património em locais patrimoniais.

Mais especificamente, este curso normalmente integra gestores e técnicos de lugares patrimoniais ou de entidades que gerem património cultural ou natural, representantes de entidades da sociedade civil (associações, museus, entidades locais, ensino, ONG’s, etc.), entidades públicas, autarquias ou sector privado (como profissionais que atuam em lugares patrimoniais, técnicos que participam na  apresentação / interpretação do património como sejam arquitetos, planeadores, gestores, proprietários, consultores, etc.).

 O que os participantes necessitam:
  • ter um envolvimento ativo na gestão de um local patrimonial na Europa e / ou na sua apresentação e interpretação
  • trabalhar na formação em inglês
  • possuir alguma experiência profissional relevante e competências de planeamento
 
 

 

 

Metodologia do Curso

O curso tem 3 fases juntando várias modalidades (apresentações, exercícios em casos reais, trabalhos de grupo e individuais, discussões, …):

Fase 1:

Trabalho de formação à distância sobre interpretação do património (webinar introdutório; atividades de introdução com apoio a distância no mês anterior)

Fase 2:

Formação presencial sobre planeamento interpretativo (6 dias com atividades diversas: palestras, visitas in loco, trabalhos de grupo em casos reais)

Opcional:

Fase 3:

Tarefa pós-formação presencial sobre planeamento interpretativo a partir de um caso próprio, à escolha (trabalhos finais individuais com apoio à distância pela formadora, com planeamento distribuído por 3 semanas depois da oficina). Esta terceira fase não está incluída no preço da formação, sendo de escolha opcional. Os participantes podem decidir depois da formação presencial se querem continuar com esta fase. O curso dá assim acesso a dois diplomas: um diploma de participação e um diploma de certificação, mediante a realização desta tarefa.

Princípios didáticos do curso CIP:
  • Desenho da aprendizagem holística (usando a cabeça, o coração e as mãos) e traduzindo-a em várias formas de trabalho
  • Respeitar as necessidades de cada participante
  • Incluir experiências da vida e do trabalho dos participantes
  • Iniciar e promover novas experiências de aprendizagem e inspirar o desejo de aprender
  • Fortalecer a responsabilidade pessoal e a capacidade para dar e receber críticas
  • Apoiar a cooperação dos participantes entre si e com outros agentes envolvidos
  • Permitir o desenvolvimento cooperativo de conteúdo em situações reais
  • Fornecer espaço para compartilhar novos experiências e para desafiar maneiras normais de pensamento
  • Visualizar resultados e relacioná-los durante as seguintes sessões de formação.

Durante a formação, os participantes experienciam e desenvolvem assuntos principalmente de forma autónoma em pequenos grupos e com exercícios no local, sendo que a maioria das apresentações são curtas. Isto capacita os participantes para assumirem o que aprendem, compartilhar os produtos obtidos e fornecer feedback para avaliar os resultados.

 
 

 

 

Existe ainda alguma questão?

Podem ser colocadas dúvidas sobre esta formação pelo e-mail: info@interpret.pt , ou pelos contactos:

  • Pedro Morais – pm.ecoturismo@gmail.com
  • Ivânia Monteiro – ivania.monteiro@cm-pombal.pt

Ou também diretamente à Formadora: vster@outlook.com

Nesta página web pode ser consultada mais informação sobre esta formação que acontecerá na Holanda: https://www.zeehondencentrum.nl/certified-interpretive-planner-course/cip-about-the-course/